13 julho 2010

Flautista do Men at Work pode perder casa por plágio

Banda terá que transferir royalties do hit "Down under"

O músico Greg Ham, da banda australiana Men at Work, pode ter de vender a casa em que vive para pagar royalties após o hit "Down under", um dos maiores sucessos do grupo nos anos 80, ser considerado plágio.

Um juiz ordenou que a banda transfira uma parte dos royalties da música depois de confirmar que o riff de flauta da faixa foi retirado de uma música infantil.

Segundo o jornal inglês "The Guardian", Ham teme por seu futuro financeiro. "Teremos de enfrentar custos pesados com advogados... Não veremos mais um centavo [vindo dos direitos de "Down under"] novamente. No fim, terei de vender a casa em que vivo para pagar tudo", disse o flautista.

A pena – 5% dos royalties ganhos com a música – é bem menor do que os 60% pedidos pela editora Larrikin Music, que detém os direitos autorais sobre a faixa “Kookaburra sits in the old gum tree”.

A faixa original
“Kookaburra” foi composta há mais de 70 anos pela professora australiana Marion Sinclair para uma competição de bandeirantes, e a música sobre um pássaro local se tornou uma das favoritas para ser cantada ao redor das fogueiras durante os acampamentos, da Nova Zelândia ao Canadá.

Sinclair morreu em 1988, mas a Larrikin entrou com um processo por infração de direitos autorais em 2009. Em fevereiro deste ano, o juiz federal Peter Jacobson determinou que o Men at Work teria copiado o riff de flauta de “Down under” de “Kookaburra”.

Na terça, Jacobson ordenou à gravadora do Men at Work, a EMI Songs Australia, e aos compositores de “Down under”, Colin Hay e Ron Strykert, que pagassem à Larrikin Music 5% dos royalties recebidos pelo faixa desde 2002, além da mesma fatia dos ganhos futuros. Um estatuto local não permitiu que a empresa tentasse receber royalties de antes de 2002.
O tribunal não especificou qual seria o valor total a ser pago.

Fonte: G1

Leia também
@ Men at Work perde caso de plágio na Austrália

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário